A banda já não esta entre nós a muito tempo,mas sua música e história continuam a fazer o tempo.
Uma capa alternativa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, com fotografias de executivos no lugar dos músicos, foi considerada a mais rara do mundo pela revista "Record Collector".
Essa capa, utilizada em uma edição limitada no Natal de 1967 para celebrar o sucesso do disco, lançado em junho daquele ano, está avaliada em 81,5 mil euros (cerca de R$ 194 mil), segundo a revista.
Capa original:
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band,álbum fenomenal:
Retomando a época de criação do Sgt. Pepper's…, como é comumente tratado, "foi um momento decisivo na história da civilização ocidental", segundo a descrição de um crítico do The Times.[110] Dois dias depois do lançamento do disco, em 3 de junho de 1967, Jimi Hendrix já tocava a faixa-título em seus concertos, o que deixou McCartney particularmente emocionado.[93][110] Além de ter sido o primeiro álbum de rock a ganhar os Grammys de "melhor álbum do ano", "melhor álbum contemporâneo", a "melhor capa" e a "melhor engenharia de som",[110] o Sgt. Pepper's…, quando colocado no mercado, bateu todos os recordes de venda: vendeu um quarto de milhão de exemplares naGrã-Bretanha (somente na primeira semana), permaneceu durante quase meio ano consecutivo no primeiro lugar do topo de vendas – feito praticamente impensável hoje em dia – e é tido como vanguarda, principalmente pela originalidade da capa que, inclusive, inspirou artistas do mundo inteiro.[93] McCartney é tido como o responsável pela ideia da capa e pela maioria das músicas do álbum.[111] Ele havia esboçado um desenho onde uma multidão assistia a banda Sgt. Pepper e recebia do prefeito uma copa ou troféu. Robert Frazer, comerciante de arte e conhecido do grupo, levou Paul a conhecer Peter Blake, um dos artistas pioneiros e fundadores da Pop Art; Blake desenhou toda a capa, adicionando pessoas influentes de todo o mundo – escolhidas por Lennon, Harrison, Starr e, claro, Paul – caracterizadas como bonecos de papelão, sem contar os bonecos de cera dos Beatles.[111]
Vale a pena conferir a maravilhosa a Day in The Life:
Bibliografia:
Revista Time
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário